Os incríveis sabores dos quitutes mineiros — conheça a Cafeteria da Fazenda

Os incríveis sabores dos quitutes mineiros — conheça a Cafeteria da Fazenda

Quem entra pela porta da Cafeteria da Fazenda sente todos os aromas e entra no clima das serras de Minas. A charmosa esquina que abriga a pequena cafeteria fica localizada no Anchieta, ponto estratégico escolhido por Ivagner Ferreira, proprietário do local. Dono de uma alma inquieta, Ivagner trabalhava com consultoria de gestão de marketing e vendas, depois de um tempo fazendo home office decidiu começar a trabalhar em cafeterias, daí veio a rotina e as observações diárias de como funcionavam os cafés da cidade, se possuíam uma variedade de grãos, wi-fi de qualidade, entre outros detalhes.

Durante uma viagem a Salvador para visitar o filho veio a proposta de abrir uma cafeteria temática e, passeando por algumas ideias surgiu o tema Minas Gerais. O estado possui uma variedade enorme de produtores feitos artesanalmente, as cidades mineiras são repletas de produtores de beira de estrada e foi esta riqueza que inspirou o empreendedor a apostar neste tema.

A Cafeteria da Fazenda atualmente reúne vários produtos artesanais, todos mineiros. A variedade vai desde de grãos de café, passando por queijos, defumados, geleias, doces e outros quitutes.

Diariamente é servido um buffet de café da manhã, com pães de queijos recheados, croissants, bolos (recomendamos provar o de fubá com goiabada) entre outras delícias.

“Depois de aberto, começamos a pensar em algumas estratégias para receber pessoas o dia todo, foi aí que passamos a trabalhar com o almoço. Hoje temos pratos a la carte com preços acessíveis, de comida 100% mineira e caseira. O sucesso foi tanto que atualmente os pratos estão disponíveis para delivery até 23h”, se orgulha Ivagner.

Sobre o crescimento exponencial da cafeteria, Ivagner acredita que alguns parceiros foram fundamentais neste processo, como por exemplo o SEBRAE. O empreendedor já foi consultor, professor e até aluno do SEBRAE, no Empretec. Um dos resultados desta relação foi a abertura de dois licenciados, em BH e SP e a contratação de uma barista para a avaliação dos grãos de café. “O meu paladar para café está longe de ser um bom avaliador, por isso temos esta barista. Reúno o café que os produtores deixam aqui e deixo que ela avalie qual é o melhor”, explica o empreendedor.

No auge dos seus 63 anos, Ivagner tem uma rotina agitada. Levanta às 4h para iniciar as atividades da cafeteria e segue acompanhando cada detalhe ao lado de sua esposa, Iris Martins até às 23h. O casal faz questão de atender todos os clientes que adentram ao local com o máximo de atenção e cuidado.

Em nossa feira desde as primeiras edições, a Cafeteria da Fazenda importa os incríveis sabores mineiros. Todo segundo sábado do mês tem carne na lata, queijo, produtos de sabará e defumados no espaço deles na feirinha de produtores.
Não deixe de visitar!

Comments are closed.